Por conta do viés de alta da Inteligência Artificial, os investimentos multimilionários no recurso estão alterando as pesquisas e desenvolvimento da tecnologia. Assim, a questão vem dificultando a democratização da área. De acordo com o relatório da Universidade de Stanford, as universidades e organizações independentes eram as principais responsáveis pela IA na década passada.
No entanto, as empresas particulares passaram a dominar o recurso e o setor e estão sugando mão de obra especializada em nome do lucro. Ainda segundo o relatório de Stanford, as universidades foram responsáveis pela maioria dos avanços em Inteligência Artificial desde 2014. Por outro lado, no ano de 2022, organizações privadas criaram 32 novos modelos de linguagem.
No século XXI, a #InteligenciaArtificial ( #iA ) transformou-se de uma ficção científica em uma realidade palpável, redefinindo indústrias e melhorando a vida cotidiana.https://t.co/ls2e9W6xGj
— Portal Mkt Digital (@SiteMktDigital) March 12, 2024
MAIS INTELIGÊNCIA ARTIFICIAL!
De acordo com Miguel Fernandes, diretor de Inteligência Artificial (IA) da Exame, a blockchain será a próxima corrida do ouro no mundo da tecnologia, junto com a IA. Assim, segundo ele, o recurso que funciona como um selo digital, surge como uma solução para garantir a segurança e a confiabilidade de aplicações. Cada pessoa pode autenticar de forma segura imagens, vídeos, documentos e textos.
“A blockchain pode adicionar camadas de segurança, transparência e eficiência aos sistemas de IA. Ela permite rastrear e verificar todas as transações e decisões tomadas por esses sistemas, aumentando a confiança dos usuários. Também facilita o compartilhamento seguro de dados entre diferentes entidades e sistemas de IA, promovendo um ecossistema colaborativo“, disse Miguel Fernandes.
“Outra vantagem impressionante é a possibilidade de monetização de dados e modelos de IA utilizando contratos inteligentes. Imagine que uma IA gere uma imagem inspirada em milhões de fotos tiradas por fotógrafos humanos. Com a blockchain, esses fotógrafos podem ser remunerados instantaneamente, de forma proporcional à influência de suas fotos na criação da nova imagem“, completou ele.
