Connect with us

Hi, what are you looking for?

Tecnologia

Inteligência Artificial em alta dificulta democratização da tecnologia

Investimentos milionários em IA têm afastado pesquisadores

Inteligência Artificial segue em alta
Inteligência Artificial segue em alta (Foto: Divulgação/Canva)

Por conta do viés de alta da Inteligência Artificial, os investimentos multimilionários no recurso estão alterando as pesquisas e desenvolvimento da tecnologia. Assim, a questão vem dificultando a democratização da área. De acordo com o relatório da Universidade de Stanford, as universidades e organizações independentes eram as principais responsáveis pela IA na década passada.

No entanto, as empresas particulares passaram a dominar o recurso e o setor e estão sugando mão de obra especializada em nome do lucro. Ainda segundo o relatório de Stanford, as universidades foram responsáveis pela maioria dos avanços em Inteligência Artificial desde 2014. Por outro lado, no ano de 2022, organizações privadas criaram 32 novos modelos de linguagem.

MAIS INTELIGÊNCIA ARTIFICIAL!

De acordo com Miguel Fernandes, diretor de Inteligência Artificial (IA) da Exame, a blockchain será a próxima corrida do ouro no mundo da tecnologia, junto com a IA. Assim, segundo ele, o recurso que funciona como um selo digital, surge como uma solução para garantir a segurança e a confiabilidade de aplicações. Cada pessoa pode autenticar de forma segura imagens, vídeos, documentos e textos.

A blockchain pode adicionar camadas de segurança, transparência e eficiência aos sistemas de IA. Ela permite rastrear e verificar todas as transações e decisões tomadas por esses sistemas, aumentando a confiança dos usuários. Também facilita o compartilhamento seguro de dados entre diferentes entidades e sistemas de IA, promovendo um ecossistema colaborativo“, disse Miguel Fernandes.

Outra vantagem impressionante é a possibilidade de monetização de dados e modelos de IA utilizando contratos inteligentes. Imagine que uma IA gere uma imagem inspirada em milhões de fotos tiradas por fotógrafos humanos. Com a blockchain, esses fotógrafos podem ser remunerados instantaneamente, de forma proporcional à influência de suas fotos na criação da nova imagem“, completou ele.

Completo apaixonado por esportes. Da bola rolando às manobras mais radicais do skate e surfe. Formado em Jornalismo e com experiência em texto, edição e redes sociais, e passagem por sites de esporte. Escreve sobre esportes e traz aquelas novidades dos atletas dentro e fora dos torneios. Nas horas vagas sofre com o Santos FC.

Últimas

Mundo

Foguete Starship da SpaceX perde contato em teste e destroços iluminam o céu

Tecnologia

Novo lançamento da Apple custa mais de R$ 50 mil

Curiosidades

Pesquisa de brasileiros explica como sol pode afetar terremotos

Mundo

Cálculos elevam risco de impacto de 2,2 para 2,8%

Esporte

Incoerência: Casa de Neymar tem gramado sintético igual ao que ele crítica nos estádios

Inteligência Artificial

Inteligência Artificial

Tecnologia da OpenAI será usada pelo Guardian Media Group através de contrato inédito

Inteligência Artificial

DeepSeek e Baidu obrigam OpenAI a aumentar força na batalha das IAs

Inteligência Artificial

Donald Trump, presidente dos Estados Unidos, declarou na segunda-feira (27/1) que o lançamento de um chatbot pela empresa chinesa DeepSeek é um “chamado de...

Inteligência Artificial

O jornal Financial Times (FT) analisou como o laboratório de inteligência artificial DeepSeek, com sede na China, surpreendeu o mundo ao revelar toda a...

Inteligência Artificial

A empresa chinesa DeepSeek tem se tornado um dos nomes mais comentados no mercado de inteligência artificial (IA) global. Recentemente, seu aplicativo ultrapassou concorrentes...

Sair da versão mobile