Uma venda forçada do TikTok dentro de 180 dias, conforme exigido pela legislação aprovada pela Câmara dos Estados Unidos, seria uma das transações mais complexas e espinhosas da história corporativa. Isto porque acabaria enfrentando desafios financeiros, técnicos e geopolíticos que podem tornar a venda impraticável. Alem disso, pode aumentar a probabilidade de uma proibição do aplicativo em nível nacional.
A venda exigiria a separação de uma empresa potencialmente avaliada em $150 bilhões de sua infraestrutura técnica. Ademais, é alvo de desafios legais e resistência da China, que prometeu bloquear qualquer acordo.
Defensores do projeto argumentam que não se trata de uma proibição. Mas dificuldades práticas aumentariam a chance de o TikTok não cumprir o prazo de desinvestimento de seis meses. Como resultado, poderia ser bloqueado para seus 170 milhões de usuários em todo o país.
“A quantidade de complexidade da transação é extrema”, disse Lee Edwards, ex-sócio de fusões e aquisições do escritório de advocacia Shearman & Sterling. De tal forma que ele refere-se a um termo técnico para um acordo complicado com perspectivas incertas.
A possibilidade de possuir uma joia da internet tem incentivado pretendentes ricos à ação. O ex-secretário do Tesouro, Steven Mnuchin, que dirige um fundo de private equity, disse que estava reunindo um grupo de investidores na esperança de comprar o TikTok.
No entanto, uma venda do TikTok provavelmente enfrentaria uma série de “desafios legais agressivos” que poderiam retardar ainda mais o processo, disse o analista de pesquisa da Wedbush Securities, Dan Ives.
“A separação do algoritmo do ByteDance seria um processo muito complexo A China e o ByteDance nunca permitirão que o código-fonte seja vendido para uma empresa de tecnologia dos EUA, o que torna tudo isso uma questão complicada para qualquer possível comprador estratégico”.
Dan Ives
TikTok em cenário geopolítico delicado
Além disso, uma venda do TikTok poderia provocar retaliação contra empresas dos EUA na China, com Pequim tendo adotado uma abordagem de “olho por olho” no passado. O cenário geopolítico torna ainda mais incerto o destino do TikTok nos próximos meses.