Parece que os mosquitos têm preferências muito refinadas! Cientistas da Universidade Virginia Tech, nos EUA, descobriram que o cheiro do nosso corpo pode atrair esses pequenos bichinhos indesejados. Isso inclui nosso odor corporal natural e até mesmo os cheiros de sabonetes e perfumes. Mas olha só, alguns desses cheiros podem até ajudar a reduzir o número de picadas que levamos no verão. Os pesquisadores revelaram que os mosquitos parecem preferir sabonetes com um aroma floral. O líder da pesquisa disse que mais de 60% dos odores emanados do nosso corpo são provenientes do sabonete, em vez do nosso odor natural. Ele sugeriu que trocar o tipo de sabonete que usamos poderia alterar o quão atraentes somos para essas criaturinhas. Sabonetes com cheiro neutro ou sem cheiro poderiam nos tornar menos saborosos para os mosquitos.
Para investigar mais a fundo, os cientistas testaram o efeito de quatro marcas populares de sabonetes nos mosquitos. Eles analisaram o cheiro das pessoas após usarem cada sabonete, assim como quando elas não se lavaram. Os pesquisadores reproduziram os odores de sabonete e de ausência de banho e colocaram em dois copos diferentes em uma gaiola cheia de mosquitos. E não é que os insetos pareciam preferir os cheiros florais vindo dos copos com sabonete? Parece que os mosquitos são como nós humanos, atraídos por aromas florais e frutados. Um dos pesquisadores deu um conselho valioso: “Eu escolheria um sabonete com cheiro de coco se quisesse reduzir a atração pelos mosquitos“. Mosquitos são as criaturas mais mortais do mundo. As doenças que eles carregam matam cerca de 725.000 pessoas por ano.
Algumas curiosidades adicionais sobre mosquitos:
(1) Os mosquitos têm um olfato altamente desenvolvido e são sensíveis a uma variedade de odores, o que os ajuda a localizar suas presas.
(2) Além do cheiro do nosso corpo e dos produtos de higiene pessoal, outros fatores, como a quantidade de dióxido de carbono que exalamos e a temperatura da nossa pele, também podem influenciar a atração dos mosquitos.
(3) Além de evitar sabonetes com aromas florais, algumas outras medidas podem ajudar a reduzir as picadas de mosquitos, como usar repelente de insetos, vestir roupas de manga longa e cores claras, e evitar áreas com água parada, onde os mosquitos costumam se reproduzir.
(4) Existem mais de 3.500 espécies de mosquitos no mundo, mas nem todas são transmissoras de doenças. Apenas algumas espécies são responsáveis por transmitir doenças como malária, dengue, zika e febre amarela.
A pesquisa sobre a atração dos mosquitos ainda está em andamento, e os cientistas continuam explorando maneiras de desenvolver estratégias mais eficazes para prevenir picadas e controlar as populações desses insetos indesejados.
