Connect with us

Hi, what are you looking for?

Tecnologia

“Se esse negócio vender, eu corto meu sa…!”

Muitas vezes, em nome de manter seus bônus, executivos acabam dizendo bobagens

Muitas vezes, em nome de manter seus bônus, executivos acabam dizendo bobagens (Foto: Divulgação)
Muitas vezes, em nome de manter seus bônus, executivos acabam dizendo bobagens (Foto: Divulgação)

Em determinado momento da minha carreira, há muitos anos, fui contratado por uma das maiores empresas brasileiras de seu segmento para ensiná-los a fazer produtos digitais. A proposta era ótima e o desafio estimulante: a companhia havia crescido com um negócio azeitado ao longo de décadas, sendo muito respeitada no mercado. Apenas não sabiam como navegar no mundo dos bytes.

Devidamente empossado e cheio de energia, participei, alguns dias depois, da minha primeira reunião de cúpula. Para meu assombro, ouvi do diretor comercial um comentário sobre meu futuro produto: “se esse negócio vender, eu corto meu saco!”

Confesso que fiquei embasbacado diante de tanta sinceridade empresarial, especialmente de alguém que, a rigor, seria justamente o responsável por tal venda. Por que aquele homem demonstrava uma resistência tão visceral a algo que nunca tinha visto e que, ao que tudo indicava, podia representar o futuro da companhia?

Durante dias, fiquei matutando diante de meu eventual sucesso ameaçar a capacidade reprodutiva do sujeito. Foi quando entendi que o que eu fazia colocava um enorme risco em processos dos produtos tradicionais, amplamente dominados por todas aquelas equipes.

Aquilo vendia como pão quentinho e o referido diretor apenas precisava manter a lenha no forno para garantir seu gordo bônus no fim de ano. A minha presença ali significava, por outro lado, que todos teriam que sair de sua zona de conforto e abraçar o desconhecido.

Depois de mais de um ano de trabalho da minha equipe multidisciplinar com dezenas de pessoas, lançamos o produto. E para minha incredulidade, as vendas não aconteciam! Teria aquele homem antecipado esse fracasso de maneira tão determinante?

Foi quando percebi que a equipe comercial vendia o produto digital como se fosse o tradicional. Oras, ainda que o primeiro pudesse ser considerado a evolução do segundo, ele embutia características e valores diferentes para um público diferente.

A venda não podia ser a mesma! Fizemos então as alterações necessários no processo e –voilà– elas começaram a acontecer.

Fiquei então torcendo para tirar o sujeito no amigo secreto do fim do ano. Já tinha até escolhido o presente, que pode ser visto na foto que ilustra esse artigo.

O medo do desconhecido é um dos principais fatores que impedem a evolução de empresas, podendo colocá-las para fora do mercado. Talvez o exemplo mais emblemático seja o da Kodak, que quase quebrou por não apostar em um produto revolucionário que ela mesma inventou: a fotografia digital. Seus diretores preferiram garantir seus bônus, que vinham das vendas de filmes fotográficos. Resultado: depois de alguns anos, foram extintos como os dinossauros!

A inovação sempre foi necessária. Agora, em um ambiente cada vez mais digital e de fortíssima concorrência, ela se tornou crítica.

A boa notícia é que a tecnologia está cada vez mais acessível, seja pela facilidade de uso, seja nos custos envolvidos. E está disponível a todos que se dispuserem a fazer os movimentos necessários.

Os gestores precisam apenas aprender a correr riscos com inteligência. Ficar parado não é mais uma opção!

Para entender melhor o processo de transformação digital e como a tecnologia está no centro disso, convido você a assistir ao vídeo da minha Pílula de Cultura Digital dessa semana.

Fale comigoVocê busca media training ou social media training? Precisa de ajuda para escrever posts e artigos ou gravar vídeos incríveis para sua carreira ou negócio aparecer bem nas redes sociais? Mande uma mensagem pra mim e vamos bater um papo! Venha aprender comigo a construir sua reputação!

Jornalista, LinkedIn Top Voice, mestre em tecnologia e consultor de transformação digital. Atuo no mundo digital desde os primórdios da internet, participando da criação do UOL, AOL Brasil e Abril Digital. Geek e corinthiano.

Últimas

Twitter teve que pagar indenização milionária a ex-funcionário após ações de Elon Musk ao assumir empresa

Mundo

Foguete Starship da SpaceX perde contato em teste e destroços iluminam o céu

Apple lançou o M4 Pro: Novo chip oficial da maçã para Mac mini e MacBook Pro Apple lançou o M4 Pro: Novo chip oficial da maçã para Mac mini e MacBook Pro

Tecnologia

Novo lançamento da Apple custa mais de R$ 50 mil

Pesquisa de brasileiros explica como sol pode afetar terremotos (Ilustração) Pesquisa de brasileiros explica como sol pode afetar terremotos (Ilustração)

Curiosidades

Pesquisa de brasileiros explica como sol pode afetar terremotos

Novos cálculos elevam chances de impacto de asteroide (Foto: NASA) Novos cálculos elevam chances de impacto de asteroide (Foto: NASA)

Mundo

Cálculos elevam risco de impacto de 2,2 para 2,8%

Presidente do Santos confirmou o interesse em Neymar Presidente do Santos confirmou o interesse em Neymar

Esporte

Incoerência: Casa de Neymar tem gramado sintético igual ao que ele crítica nos estádios

Inteligência Artificial

The Guardian e OpenAI fecham parceria hostórica (Foto: GenAI Arte)

Inteligência Artificial

Tecnologia da OpenAI será usada pelo Guardian Media Group através de contrato inédito

DeepSeek e Baidu obrigam OpenAI a aumentar força na batalha das IAs (Foto: OpenAI/Divulgação) DeepSeek e Baidu obrigam OpenAI a aumentar força na batalha das IAs (Foto: OpenAI/Divulgação)

Inteligência Artificial

DeepSeek e Baidu obrigam OpenAI a aumentar força na batalha das IAs

Donald Trump declarou que a DeepSeek é um "chamado de alerta" para empresas americanas Donald Trump declarou que a DeepSeek é um "chamado de alerta" para empresas americanas

Inteligência Artificial

Donald Trump, presidente dos Estados Unidos, declarou na segunda-feira (27/1) que o lançamento de um chatbot pela empresa chinesa DeepSeek é um “chamado de...

DeepSeek, laboratório chinês, revelou a receita técnica de seu modelo R1, desafiando gigantes da IA DeepSeek, laboratório chinês, revelou a receita técnica de seu modelo R1, desafiando gigantes da IA

Inteligência Artificial

O jornal Financial Times (FT) analisou como o laboratório de inteligência artificial DeepSeek, com sede na China, surpreendeu o mundo ao revelar toda a...

DeepSeek ultrapassou o ChatGPT e se tornou o aplicativo mais baixado na App Store DeepSeek ultrapassou o ChatGPT e se tornou o aplicativo mais baixado na App Store

Inteligência Artificial

A empresa chinesa DeepSeek tem se tornado um dos nomes mais comentados no mercado de inteligência artificial (IA) global. Recentemente, seu aplicativo ultrapassou concorrentes...