Connect with us

Hi, what are you looking for?

Tecnologia

“Ninguém é insubstituível!” Será mesmo?

Nos primeiros dias da primitiva Internet ajudei a colocar a Folha de S.Paulo na Internet (a imagem mostra sua primeira home page). Ninguém sabia direito o que era aquilo ou no que ia dar.

Primeira home page da Folha de S.Paulo na Internet, lançada em 9 de julho de 1995 (Reprodução)
Primeira home page da Folha de S.Paulo na Internet, lançada em 9 de julho de 1995 (Reprodução)

Em 1995, nos primeiros dias da primitiva Internet comercial, ajudei a colocar a Folha de S.Paulo na Internet (a imagem mostra sua primeira home page). Ninguém sabia direito o que era aquilo ou no que ia dar. Alguns colegas até diziam que não passava de um modismo, que, em pouco tempo, ninguém mais falaria de Internet.

Hoje é fácil ver como eles estavam redondamente errados! Mas, lá atrás, investir no online foi uma tremenda aposta minha!

De lá para cá, a Internet e os smartphones se tornaram essenciais em nossas vidas e mudaram nossa relação com a notícia. Isso aniquilou antigos modelos de negócios e muitos veículos de comunicação quebraram.

Sempre que as pessoas encontram uma alternativa mais vantajosa (no que for), trocam pelo novo. Não importa se consumiam o outro produto havia décadas.

Isso também vale para pessoas: gestores mudam funcionários sem pensar duas vezes, quando isso lhes for conveniente, independentemente das contribuições que já tenham dado. A novidade agora é que, mesmo em cargos de hierarquia mais alta ou em posições criativas, a substituição pode acontecer por um sistema de inteligência artificial.

Você já deve ter ouvido falar que “ninguém é insubstituível”. Isso pode até ser verdade, mas não podemos meter todos os profissionais em um mesmo saco, onde agora também querem colocar a IA.

Um bom profissional não é aquele que sempre chega na hora e realiza suas tarefas com afinco. Existem aqueles que querem ir além de suas atribuições, que enxergam o mundo de maneira ampla, que conseguem unir sua equipe para resultados melhores e que antecipam as mudanças.

Esses têm um valor inestimável, pois veem o que seus colegas não conseguem. Em tempos que muito se discute se a IA roubará nossos empregos, tais profissionais estão muito à frente de qualquer um desses sistemas que, por mais incríveis que sejam, não têm a capacidade de transcender, pois são limitados a padrões que aprenderam com coisas que já aconteceram.

Portanto, apesar de ninguém ser insubstituível, a nossa criatividade nos dá uma vantagem enorme sobre aqueles que se limitam a fazer bem suas tarefas e sobre os robôs.

Para entender melhor o impacto da inteligência artificial no mercado de trabalho e como se posicionar diante disso, convido você a assistir ao vídeo da minha Pílula de Cultura Digital dessa semana.

Fale comigoVocê busca media training ou social media training? Precisa de ajuda para escrever posts e artigos ou gravar vídeos incríveis para sua carreira ou negócio aparecer bem nas redes sociais? Mande uma mensagem pra mim e vamos bater um papo! Venha aprender comigo a construir sua reputação!

Jornalista, LinkedIn Top Voice, mestre em tecnologia e consultor de transformação digital. Atuo no mundo digital desde os primórdios da internet, participando da criação do UOL, AOL Brasil e Abril Digital. Geek e corinthiano.

Últimas

Mundo

Foguete Starship da SpaceX perde contato em teste e destroços iluminam o céu

Tecnologia

Novo lançamento da Apple custa mais de R$ 50 mil

Curiosidades

Pesquisa de brasileiros explica como sol pode afetar terremotos

Mundo

Cálculos elevam risco de impacto de 2,2 para 2,8%

Esporte

Incoerência: Casa de Neymar tem gramado sintético igual ao que ele crítica nos estádios

Inteligência Artificial

Inteligência Artificial

Tecnologia da OpenAI será usada pelo Guardian Media Group através de contrato inédito

Inteligência Artificial

DeepSeek e Baidu obrigam OpenAI a aumentar força na batalha das IAs

Inteligência Artificial

Donald Trump, presidente dos Estados Unidos, declarou na segunda-feira (27/1) que o lançamento de um chatbot pela empresa chinesa DeepSeek é um “chamado de...

Inteligência Artificial

O jornal Financial Times (FT) analisou como o laboratório de inteligência artificial DeepSeek, com sede na China, surpreendeu o mundo ao revelar toda a...

Inteligência Artificial

A empresa chinesa DeepSeek tem se tornado um dos nomes mais comentados no mercado de inteligência artificial (IA) global. Recentemente, seu aplicativo ultrapassou concorrentes...

Sair da versão mobile