Connect with us

Hi, what are you looking for?

Tecnologia

NASA revela que erupções vulcânicas podem intensificar com aquecimento global

Estudo da NASA lançou luz sobre possível conexão entre erupções vulcânicas e aquecimento global

Vulcões podem causar impactos de grandes proporções que afetam todo planeta, e por muito tempo (Reprodução / TV)
Vulcões podem causar impactos de grandes proporções que afetam todo planeta, e por muito tempo (Reprodução / TV)

Um estudo científico da NASA lançou luz sobre uma possível conexão entre erupções vulcânicas e o aquecimento global. O estudo da NASA destaca as erupções vulcânicas de inundação de basalto, um fenômeno causado por gigantescas erupções vulcânicas ou séries delas que cobrem vastas áreas com rocha ígnea. Os resultados da pesquisa, publicados no periódico científico Geophysical Research Letters, revelam que essas erupções podem ter contribuído significativamente para o aquecimento global e a destruição da camada de ozônio.

Ao contrário das erupções vulcânicas breves e explosivas que ocorrem em questão de horas ou dias, as inundações de basalto podem estender-se por séculos, às vezes até mais. Muitas delas coincidem com eventos de extinção em massa e períodos extremamente quentes na história da Terra. Utilizando o modelo climático Goddard Earth Observing System, os cientistas simularam uma fase da erupção do Columbia River Basalt que ocorreu entre 15 e 17 milhões de anos atrás. Surpreendentemente, descobriu-se que, globalmente, houve um breve resfriamento antes que o efeito de aquecimento prevalecesse.

A explicação para as conclusões do estudo da NASA está na transformação do dióxido de enxofre liberado por essas erupções pela atmosfera em aerossóis de sulfato sólido. Embora esses aerossóis inicialmente reflitam a luz solar visível, causando um efeito de resfriamento, eles também absorvem radiação infravermelha, aquecendo a atmosfera. Esse aquecimento permite que o vapor de água, normalmente confinado à superfície, se misture na estratosfera, contribuindo para o aquecimento do planeta e afetando a camada de ozônio.

Essas descobertas não apenas têm implicações para a compreensão das mudanças climáticas na Terra, mas também lançam luz sobre as erupções de inundação de basalto em Marte e Vênus, sugerindo que elas possam ter desempenhado um papel crucial em seus destinos áridos e na perda de água. Enquanto continuamos a explorar os mistérios dos fenômenos naturais, essas pesquisas nos lembram da complexa interconexão entre vulcões, clima e o equilíbrio ambiental global.

Written By

Economista, Engenheiro, e geek. Chief AI Officer na Olos Tecnologia e professor de IoT e IA. Fui pioneiro da internet BR, passando por UOL, Folha.com, Estadão.com, Abril e Editorial Perfil. Escrevo sobre Inteligência Artificial, Inovação e Transformação Digital. Fã de Fórmula 1 e palmeirense doente.

Últimas

Mundo

Foguete Starship da SpaceX perde contato em teste e destroços iluminam o céu

Tecnologia

Novo lançamento da Apple custa mais de R$ 50 mil

Curiosidades

Pesquisa de brasileiros explica como sol pode afetar terremotos

Mundo

Cálculos elevam risco de impacto de 2,2 para 2,8%

Esporte

Incoerência: Casa de Neymar tem gramado sintético igual ao que ele crítica nos estádios

Inteligência Artificial

Inteligência Artificial

Tecnologia da OpenAI será usada pelo Guardian Media Group através de contrato inédito

Inteligência Artificial

DeepSeek e Baidu obrigam OpenAI a aumentar força na batalha das IAs

Inteligência Artificial

Donald Trump, presidente dos Estados Unidos, declarou na segunda-feira (27/1) que o lançamento de um chatbot pela empresa chinesa DeepSeek é um “chamado de...

Inteligência Artificial

O jornal Financial Times (FT) analisou como o laboratório de inteligência artificial DeepSeek, com sede na China, surpreendeu o mundo ao revelar toda a...

Inteligência Artificial

A empresa chinesa DeepSeek tem se tornado um dos nomes mais comentados no mercado de inteligência artificial (IA) global. Recentemente, seu aplicativo ultrapassou concorrentes...

Sair da versão mobile