Desde os últimos anos, a IA (Inteligência Artificial) vem dominando o mundo e mostrando capacidades cada vez mais surpreendentes. Assim, o desenvolvedor Jason Rohrer chamou atenção com uma criação um tanto quanto inusitada. Ele desenvolveu uma plataforma que permitia a qualquer pessoa desenvolver seu próprio chatbot (sistema com inteligência artificial que simula conversas humanas).
Porém, a criação das conversas humanas coube a cada usuário da plataforma. Assim, Joshua, um escritor de 33 anos, utilizou a IA e fez com que Jessica, sua noiva falecida em 2012 por conta de uma doença hepática, o respondesse por meio do chatbot. Diante disso, vários admiradores do projeto criado por Jason Rohrer passaram a recriar e ‘conversar com mortos’ por meio da inteligência artificial.
Mas a ideia não caiu nada bem nos ouvidos da OpenAI, empresa fundada pelo bilionário Elon Musk, que decidiu dar um fim ao projeto no ano de 2021. E você deve estar se perguntando o motivo para estarmos contando a história três anos depois. Tudo se explica com a Folha de São Paulo, que resgatou a criação de Jason Rohrer e transformou a matéria em um fenômeno de audiência nesta semana.
Just received Samantha's death sentence from @OpenAI by email.
— Jason Rohrer (@jasonrohrer) September 1, 2021
I've never dealt with such a group of unimaginative, uncurious people. pic.twitter.com/zxZ5sIOZGv
MAIS IA!
Com uma impressionante base de fãs de mais de 146 mil seguidores no Instagram, Aitana Lopez está conquistando o universo digital de forma incrível. A singularidade aqui é que esta sensação das redes sociais não é uma pessoa real, mas sim uma criação da inteligência artificial. Isto porque Aitana exibe um perfil fitness, looks fashionistas e até mesmo os cabelos tingidos de rosa.
Segundo o site EuroNews, Aitana alcança um faturamento aproximado de R$ 50 mil ao colaborar com diversas marcas, oferecendo uma visão de sua rotina “real”, que vai desde o café da manhã até suas sessões de malhação na academia, e até mesmo momentos descontraídos em baladinhas. O crédito pela criação desta modelo e influenciadora digital vai para o designer Ruben Cruz.
Diante de desafios enfrentados com cancelamentos de projetos envolvendo modelos e influencers, a agência optou por inovar, criando uma personalidade própria por meio da inteligência artificial. Aitana Lopez, a estrela digital do momento, continua a surpreender e encantar seus seguidores.
