Connect with us

Hi, what are you looking for?

Tecnologia

Fundador da Nvidia aposta em fim das GPUs em 10 anos

Jensen Huang explicou sua visão sobre o futuro do processamento de vídeo

Jensen Huang, fundador e CEO da NVidia
Jensen Huang, fundador e CEO da NVidia (Divulgação)

Fundador da NVidia faz previsão sobre IA! Quando Jensen Huang cofundou a NVIDIA em 1993, o cenário dos gráficos 3D e placas de vídeo era completamente diferente. A empresa se destacou na criação da primeira GPU moderna, a NV10, presente na GeForce 256, lançada em 1999.

Porém, diante do avanço da inteligência artificial e dos investimentos crescentes da NVIDIA, surge a questão: por quanto tempo o modelo tradicional de mercado das placas de vídeo persistirá? Huang sinaliza uma mudança iminente durante uma sessão na GTC 2024.

Unidades de Processamento Neural

O Fundador da NVidia menciona a possibilidade de as GPUs saírem de cena e darem lugar a unidades de processamento neural (NPU). Aliás, especialmente à medida que tecnologias como o DLSS se tornam mais comuns na renderização de jogos.

Com o foco crescente da NVIDIA em IA, Huang tem falado sobre um futuro onde sua empresa desempenha um papel central nesse avanço tecnológico. Além disso, reforça o compromisso da companhia com a inovação.

O CEO traça paralelos com a OpenAI e seu projeto Sora, destacando o rápido avanço das plataformas generativas e tecnologias como upscaling e geração de quadros. A Sora é uma ferramenta de geração de vídeos baseada em inteligência artificial que está programada para ser lançada ainda em 2024.

Assim, desenvolvida pela OpenAI, a Sora representa uma inovação significativa na criação de vídeos. Isto porque aproveita os avanços recentes em inteligência artificial e aprendizado profundo para gerar conteúdo audiovisual de alta qualidade de maneira automatizada e eficiente.

Soluções baseadas em IA serão o padrão

Huang projeta que em 5 a 10 anos as GPUs tradicionais darão lugar a soluções com base em IA, com jogos criados por essa tecnologia se tornando comuns dentro desse período. Essa mudança também levanta questões sobre a importância contínua de rodar jogos em resoluções altas nativas.

Written By

Bacharel em comunicação e há 20 anos atuando em portais de notícias como Folha, Estadão, Limão, Perfil. Falo sobre cinema, tecnologia e cultura pop, nas horas vagas torço pro São Paulo.

Últimas

Mundo

Foguete Starship da SpaceX perde contato em teste e destroços iluminam o céu

Tecnologia

Novo lançamento da Apple custa mais de R$ 50 mil

Curiosidades

Pesquisa de brasileiros explica como sol pode afetar terremotos

Mundo

Cálculos elevam risco de impacto de 2,2 para 2,8%

Esporte

Incoerência: Casa de Neymar tem gramado sintético igual ao que ele crítica nos estádios

Inteligência Artificial

Inteligência Artificial

Tecnologia da OpenAI será usada pelo Guardian Media Group através de contrato inédito

Inteligência Artificial

DeepSeek e Baidu obrigam OpenAI a aumentar força na batalha das IAs

Inteligência Artificial

Donald Trump, presidente dos Estados Unidos, declarou na segunda-feira (27/1) que o lançamento de um chatbot pela empresa chinesa DeepSeek é um “chamado de...

Inteligência Artificial

O jornal Financial Times (FT) analisou como o laboratório de inteligência artificial DeepSeek, com sede na China, surpreendeu o mundo ao revelar toda a...

Inteligência Artificial

A empresa chinesa DeepSeek tem se tornado um dos nomes mais comentados no mercado de inteligência artificial (IA) global. Recentemente, seu aplicativo ultrapassou concorrentes...

Sair da versão mobile