Connect with us

Hi, what are you looking for?

Tecnologia

Alerta: Google irá apagar automaticamente mensagens e fotos do Gmail

Iniciativa visa atender demanda crescente dos usuários por mais privacidade e controle dos dados

Cuidado, seus arquivos do Google podem ser eliminados automaticamente a partir de junho
Cuidado, seus arquivos do Google podem ser eliminados automaticamente a partir de junho (Foto: Divulgação/Pixabay)

O Google anunciou que, a partir de junho de 2023, começará a deletar automaticamente as mensagens de e-mail e fotos que estejam armazenadas em suas plataformas. Então medida atinge apps como Gmail e Google Fotos, há mais de três anos. Além disso, essa medida tem como objetivo atender a uma demanda crescente dos usuários por mais privacidade e controle sobre seus dados.

De acordo com a empresa, essa exclusão automática se aplica a qualquer pessoa que tenha ativado a opção de “Armazenamento Ilimitado” no Google Fotos. Aqueles que não queiram ter suas fotos apagadas podem mudar as configurações para armazenamento limitado, que conta com 15 GB gratuitos, ou até mesmo investir em mais armazenamento adicional.

Além disso, a empresa afirmou que também apagará automaticamente os arquivos que estão na lixeira do Gmail e no Google Drive há mais de três anos. No caso do Google Drive, isso inclui backups inativos de dispositivos móveis.

A princípio, a exclusão automática se aplicará apenas a conteúdos que tenham sido carregados após a data da mudança de política, que ocorreu em 1º de junho de 2023. No entanto, a empresa também está incentivando os usuários a fazerem suas próprias limpezas de dados antigos, para evitar a exclusão automática.

Google avisará usuários por notificações nos aplicativos

Os usuários irão receber avisos por e-mail e notificações em seus aplicativos do Google sobre a política de exclusão automática. Aqueles que planejam continuar utilizando o armazenamento ilimitado do Google Fotos deverão estar atentos a esses avisos, para não perderem informações importantes.

Essa mudança de política também faz parte de um esforço mais amplo do Google para se manter em conformidade com as leis de privacidade em constante mudança em todo o mundo. Com a exclusão automática de dados antigos, a empresa espera reduzir a quantidade de informações pessoais armazenadas em seus servidores, o que deve ajudá-la a cumprir melhor as leis de privacidade de dados.

Written By

Economista, Engenheiro, e geek. Chief AI Officer na Olos Tecnologia e professor de IoT e IA. Fui pioneiro da internet BR, passando por UOL, Folha.com, Estadão.com, Abril e Editorial Perfil. Escrevo sobre Inteligência Artificial, Inovação e Transformação Digital. Fã de Fórmula 1 e palmeirense doente.

Últimas

Mundo

Foguete Starship da SpaceX perde contato em teste e destroços iluminam o céu

Tecnologia

Novo lançamento da Apple custa mais de R$ 50 mil

Curiosidades

Pesquisa de brasileiros explica como sol pode afetar terremotos

Mundo

Cálculos elevam risco de impacto de 2,2 para 2,8%

Esporte

Incoerência: Casa de Neymar tem gramado sintético igual ao que ele crítica nos estádios

Inteligência Artificial

Inteligência Artificial

Tecnologia da OpenAI será usada pelo Guardian Media Group através de contrato inédito

Inteligência Artificial

DeepSeek e Baidu obrigam OpenAI a aumentar força na batalha das IAs

Inteligência Artificial

Donald Trump, presidente dos Estados Unidos, declarou na segunda-feira (27/1) que o lançamento de um chatbot pela empresa chinesa DeepSeek é um “chamado de...

Inteligência Artificial

O jornal Financial Times (FT) analisou como o laboratório de inteligência artificial DeepSeek, com sede na China, surpreendeu o mundo ao revelar toda a...

Inteligência Artificial

A empresa chinesa DeepSeek tem se tornado um dos nomes mais comentados no mercado de inteligência artificial (IA) global. Recentemente, seu aplicativo ultrapassou concorrentes...

Sair da versão mobile