Connect with us

Hi, what are you looking for?

Mundo

TikTok condenado a pagar 10 milhões de euros por falhas de privacidade

Agência reguladora afirma que aplicativo falhou em proteger menores

TikTok sofre multa pesada da autoridade regulatória na Itália
TikTok sofre multa pesada da autoridade regulatória na Itália (Divulgação)

A autoridade de concorrência da Itália multou o TikTok em 10 milhões de euros (quase US$ 11 milhões) na quinta-feira. Além disso, afirmou que o aplicativo de vídeo, extremamente popular, falhou em proteger adequadamente os menores.

“A empresa não implementou mecanismos apropriados para monitorar o conteúdo publicado na plataforma, especialmente aqueles que podem ameaçar a segurança de menores e pessoas vulneráveis”, disse a agência reguladora AGCM em comunicado.

“Além disso, esse conteúdo é sistematicamente reapresentado aos usuários como resultado de seu perfil algorítmico, estimulando um uso cada vez maior da rede social.”

A multa foi imposta a três unidades do grupo Bytedance da China. Então receberam a multa a TikTok Technology da Irlanda, a TikTok Information Technologies do Reino Unido e a TikTok Itália.

A agência reguladora disse que o TikTok não cumpriu totalmente as diretrizes que havia anunciado para tranquilizar os consumidores de que o aplicativo era um espaço “seguro”.

“Na verdade, as diretrizes são aplicadas sem considerar adequadamente a vulnerabilidade específica dos adolescentes, caracterizada por mecanismos cognitivos peculiares dos quais derivam, por exemplo, a dificuldade em distinguir a realidade da ficção e a tendência a imitar comportamentos de grupo”, afirmou.

A agência destacou o “desafio da cicatriz francesa”, onde as crianças beliscam violentamente as bochechas para criar hematomas, um fenômeno explicado por inúmeros tutoriais no TikTok que têm causado preocupação nos setores da educação e saúde.

TikTok se pronuncia sobre decisão

Em comunicado, o TikTok disse que discorda da decisão da agência reguladora.

“Havia apenas uma média de 100 pesquisas diárias na Itália pelo conteúdo da chamada ‘cicatriz francesa’ antes de a AGCM anunciar sua investigação no ano passado”, disse.

“Nós há muito tempo limitamos a visibilidade deste conteúdo para menores de 18 anos e o tornamos inelegível no feed ‘Para Você’.”

O aplicativo de vídeos curtos tem aumentado em popularidade em todo o mundo. Mas sua propriedade pelo gigante de tecnologia chinês ByteDance – e sua suposta submissão ao Partido Comunista Chinês – tem alimentado preocupações nas capitais ocidentais.

Na quarta-feira, a Câmara dos Representantes dos EUA aprovou esmagadoramente um projeto de lei que forçaria o TikTok a se desvincular de sua empresa matriz ou enfrentar uma proibição nacional.

Written By

Bacharel em comunicação e há 20 anos atuando em portais de notícias como Folha, Estadão, Limão, Perfil. Falo sobre cinema, tecnologia e cultura pop, nas horas vagas torço pro São Paulo.

Últimas

Mundo

Foguete Starship da SpaceX perde contato em teste e destroços iluminam o céu

Tecnologia

Novo lançamento da Apple custa mais de R$ 50 mil

Curiosidades

Pesquisa de brasileiros explica como sol pode afetar terremotos

Mundo

Cálculos elevam risco de impacto de 2,2 para 2,8%

Esporte

Incoerência: Casa de Neymar tem gramado sintético igual ao que ele crítica nos estádios

Inteligência Artificial

Inteligência Artificial

Tecnologia da OpenAI será usada pelo Guardian Media Group através de contrato inédito

Inteligência Artificial

DeepSeek e Baidu obrigam OpenAI a aumentar força na batalha das IAs

Inteligência Artificial

Donald Trump, presidente dos Estados Unidos, declarou na segunda-feira (27/1) que o lançamento de um chatbot pela empresa chinesa DeepSeek é um “chamado de...

Inteligência Artificial

O jornal Financial Times (FT) analisou como o laboratório de inteligência artificial DeepSeek, com sede na China, surpreendeu o mundo ao revelar toda a...

Inteligência Artificial

A empresa chinesa DeepSeek tem se tornado um dos nomes mais comentados no mercado de inteligência artificial (IA) global. Recentemente, seu aplicativo ultrapassou concorrentes...

Sair da versão mobile