Connect with us

Hi, what are you looking for?

Mundo

Satan 2: O míssil russo que pode atingir os EUA

Os russos possuem mísseis capazes de cruzar o globo terrestre

Satã II: O missil intercontinental de alta tecnologia mais temido pelos EUA e Europa (RT News)
Satã II: O missil intercontinental de alta tecnologia mais temido pelos EUA e Europa (RT News)

A Guerra Fria nunca parou totalmente. Depois de um longo período de paz os EUA decidiram sair do acordo anti-misseis intercontinetais. Essa saída do acordo deixou os russos muito preocupados e irritados. 

Para se contrapor aos novos mísseis intercontinentais do EUA, os russos retomaram suas pesquisas e produção, e chegaram a um novo míssil que Putin afirmou que faria os EUA se arrepender de sair do acordo. 

Uma dessas armas extremamente poderosas foi o SS-18 (conhecido no ocidente como Satan), um ICBM (missil intercontinental) criado em 1974 e em uso até hoje.

A versão mais moderna tem 34 metros de altura, pesa 211 toneladas e consegue atingir alvos a 16.000 km de distância, com uma precisão de 500 m. Ele é capaz de carregar ogivas de 20 megatons. O Satã é ejetado do silo por um sistema de morteiros de combustível sólido, usando pólvora negra. 

Mas com o tempo o primeiro Satã ficou ultrapassado. Os sistemas de defesa podem diminuir o impacto de um ataque com o Satã I, e manter uma arma com tecnologia dos anos 70 é caro e complicado. Para modernizar seu arsenal, em 2009, os russos começaram a desenvolver o SSX30, sucessor de Satã, conhecido internamente como RS-28 Sarmat, e batizado pela OTAN como Satan 2

Projetado para cobrir 100% das defesas nucleares terrestres russas, o programa do Satan 2 foi adiantado. As projeções iniciais eram para ter o Satan II pronto apenas em 2020, mas Moscou conseguiu adinatar o projeto, deixando pronto em 2018, e fazendo seus últimos testes ano passado, em 2021.

Como é o Satan 2

O missil pesa 100 toneladas e é capaz de lançar 10 ogivas nucleares pesadas ou 16 leves Só que esse não é o maior trunfo do Satan 2, o maior risco são os tipos de ogivas que ele pode levar. No caso, serão planadores hipersônicos, o que torna praticamente impossível interceptar as ogivas lançadas. Toda a tecnologia de interceptação de mísseis cai por terra quando em vez de uma ogiva em trajetória balística –  o que é o normal em mísseis – sua bomba nuclear está em um planador. 

Imagine qie ao invés de cair como uma pedra ele cai fazendo curvas calculadase e manobrando, confundindo as defesas inimigas e até alterando a rota no último momento. A Rússia poderia disparar um Satan contra os EUA, por exemplo, apontando para Nova Iorque. A defesa aérea americana lançaria vários interceptadores, mas os planadores poderiam mudar a rota nos últimos segundos, girando até 90 graus e seguindo para Filadélfia, e explodindo sobre a cidade, o que causaria uma tragédia sem precedentes.

Written By

Leitor voraz de tudo sobre esportes e cinema. Escrevo sobre cena musical, shows, tecnologia e cinema. Viciado em 007, Missão Impossível e Universo Marvel desde os '80. Amo futebol no estádio e torcer pelo meu Vascão.

Últimas

Mundo

Foguete Starship da SpaceX perde contato em teste e destroços iluminam o céu

Tecnologia

Novo lançamento da Apple custa mais de R$ 50 mil

Curiosidades

Pesquisa de brasileiros explica como sol pode afetar terremotos

Mundo

Cálculos elevam risco de impacto de 2,2 para 2,8%

Esporte

Incoerência: Casa de Neymar tem gramado sintético igual ao que ele crítica nos estádios

Inteligência Artificial

Inteligência Artificial

Tecnologia da OpenAI será usada pelo Guardian Media Group através de contrato inédito

Inteligência Artificial

DeepSeek e Baidu obrigam OpenAI a aumentar força na batalha das IAs

Inteligência Artificial

Donald Trump, presidente dos Estados Unidos, declarou na segunda-feira (27/1) que o lançamento de um chatbot pela empresa chinesa DeepSeek é um “chamado de...

Inteligência Artificial

O jornal Financial Times (FT) analisou como o laboratório de inteligência artificial DeepSeek, com sede na China, surpreendeu o mundo ao revelar toda a...

Inteligência Artificial

A empresa chinesa DeepSeek tem se tornado um dos nomes mais comentados no mercado de inteligência artificial (IA) global. Recentemente, seu aplicativo ultrapassou concorrentes...

Sair da versão mobile