Connect with us

Hi, what are you looking for?

Mundo

NASA publica relatório sobre OVNIs e extraterrestres

NASA divulgou relatório sobre OVNIs e vida extraterrestre

Nasa publica relatório sobre OVNIs e extraterrestres (Foto: Montagem/Wikicommons)
Nasa publica relatório sobre OVNIs e extraterrestres (Foto: Montagem/Wikicommons)

A NASA divulgou um extenso relatório de 36 páginas produzido por um painel independente composto por 16 especialistas, que concluiu que não há evidências de origem extraterrestre em uma extensa amostra de avistamentos de óvnis. A grande maioria desses eventos já foi esclarecida por explicações convencionais, no entanto, um pequeno número permanece sem identificação imediata e é categorizado pela agência espacial americana como “fenômenos anômalos não identificados” (UAPs), mais conhecidos como objetos voadores não identificados (OVNIs).

O relatório apresenta a conclusão de que, até o momento, não existem fundamentos para afirmar que os relatos de UAPs possuam uma origem extraterrestre. Esse estudo surge como uma continuação das análises realizadas pela NASA, que já havia avaliado cerca de 800 avistamentos de óvnis durante uma reunião pública em maio. Dessa análise, apenas de 2% a 5% dos casos apresentavam características indicativas de “anomalias”, sinalizando um fenômeno ainda não completamente explicado.

Os especialistas enfatizam a importância da pesquisa na busca por vida extraterrestre e sugerem que essa hipótese deve ser considerada como última opção, após a exclusão de todas as outras possibilidades científicas. Também mencionam as dificuldades tecnológicas na análise desses fenômenos aéreos e incentivam a coleta de dados mais abrangentes e confiáveis, encorajando a participação da ciência cidadã e colaborações com pilotos governamentais e de voos comerciais.

Além disso, o relatório destaca um aspecto social relevante, apontando que a percepção negativa em torno dos UAPs constitui um obstáculo para a coleta de dados, enfatizando que o envolvimento da própria agência espacial é crucial para reduzir o estigma associado aos relatórios de UAPs. Os especialistas também ressaltam a necessidade de melhorias tecnológicas na análise desses fenômenos, citando problemas de calibração de sensores e a falta de dados fundamentais. A NASA se comprometeu a promover relatórios de ciência cidadã e se envolver com pilotos de governos e voos comerciais para obter um conjunto de dados de UAPs mais amplo e confiável. O administrador da agência, Bill Nelson, anunciou a nomeação de um novo diretor de pesquisa de UAPs, seguindo as recomendações do painel de estudo composto pelos 16 especialistas.

Written By

Geek, fã de Star Wars, Star Trek e Aliens do Passado, e todas 'maluquices' de Giorgio Tsoukalos e Erich von Däniken. Falo sobre curiosidades da ciência, do espaço e de OVNIs, além do meu Mengão.

Últimas

Mundo

Foguete Starship da SpaceX perde contato em teste e destroços iluminam o céu

Tecnologia

Novo lançamento da Apple custa mais de R$ 50 mil

Curiosidades

Pesquisa de brasileiros explica como sol pode afetar terremotos

Mundo

Cálculos elevam risco de impacto de 2,2 para 2,8%

Esporte

Incoerência: Casa de Neymar tem gramado sintético igual ao que ele crítica nos estádios

Inteligência Artificial

Inteligência Artificial

Tecnologia da OpenAI será usada pelo Guardian Media Group através de contrato inédito

Inteligência Artificial

DeepSeek e Baidu obrigam OpenAI a aumentar força na batalha das IAs

Inteligência Artificial

Donald Trump, presidente dos Estados Unidos, declarou na segunda-feira (27/1) que o lançamento de um chatbot pela empresa chinesa DeepSeek é um “chamado de...

Inteligência Artificial

O jornal Financial Times (FT) analisou como o laboratório de inteligência artificial DeepSeek, com sede na China, surpreendeu o mundo ao revelar toda a...

Inteligência Artificial

A empresa chinesa DeepSeek tem se tornado um dos nomes mais comentados no mercado de inteligência artificial (IA) global. Recentemente, seu aplicativo ultrapassou concorrentes...

Sair da versão mobile