Connect with us

Hi, what are you looking for?

Inteligência Artificial

Fórmula 1 e Amazon estreiam “Statbot” com uso de IA para as transmissões da TV

Statbot vasculhará corridas antigas e analisar milhões de dados em tempo real

Simulador de corrida de última geração da Ferrari (Foto: Ferrari Museum)
Simulador de corrida de última geração da Ferrari (Foto: Ferrari Museum)

No domingo, durante o Grande Prêmio da Espanha, na Catalunha, a Fórmula 1 vai estrear um novo robô de inteligência artificial chamado “Statbot”, em parceria com a Amazon. Esse robô usa tecnologia da Amazon para tornar as transmissões das corridas mais interessantes e personalizadas para os espectadores.

O “Statbot” vai vasculhar arquivos de corridas antigas e analisar uma quantidade enorme de dados em tempo real. Ele vai fornecer informações e curiosidades aos apresentadores durante a corrida em Barcelona, usando a tecnologia da divisão de computação em nuvem da Amazon, chamada Amazon Web Services.

Isso mostra como a inteligência artificial está sendo cada vez mais utilizada na mídia, e como os donos da Fórmula 1, a Liberty Media, estão buscando maneiras de manter os fãs ligados na tela. Desde que comprou a Fórmula 1 em 2016, a Liberty Media, liderada pelo bilionário John C. Malone, tem se focado em aumentar a popularidade do esporte e atrair mais público, com estratégias de marketing como a série documental da Netflix.

Mas, como a Fórmula 1 é um esporte muito técnico e os pilotos ficam escondidos atrás de capacetes, os executivos querem tornar as transmissões ao vivo mais emocionantes. Eles estão usando a IA para fazer previsões durante a corrida, como o momento de paradas nos boxes ou quando um piloto pode tentar ultrapassar outro, baseado em dados como o desempenho do carro e o desgaste dos pneus.

“Com esses dados e a proximidade com o fã, podemos oferecer experiências super personalizadas”, disse Eric Gales, diretor da Amazon Web Services no Canadá.

Neil Ralph, da Amazon, disse: “Queremos que você, como fã, possa escolher quanta informação deseja ver e quais histórias quer ouvir.”

A Fórmula 1 está competindo com outros esportes, programas de streaming, TikTok e videogames pela atenção do público. Embora tenha expandido seu alcance nos EUA com a série da Netflix e novas corridas, como o Grande Prêmio de Las Vegas, o esporte ainda é criticado por ser previsível. No ano passado, o principal piloto da Fórmula 1, Max Verstappen, da Red Bull Racing, venceu 19 das 22 corridas; este ano, ele ganhou seis de nove.

“Não podemos depender apenas de dar aos fãs uma experiência passiva”, disse Dean Locke, diretor de transmissão e mídia da F1.

Written By

Economista, Engenheiro, e geek. Chief AI Officer na Olos Tecnologia e professor de IoT e IA. Fui pioneiro da internet BR, passando por UOL, Folha.com, Estadão.com, Abril e Editorial Perfil. Escrevo sobre Inteligência Artificial, Inovação e Transformação Digital. Fã de Fórmula 1 e palmeirense doente.

Últimas

Mundo

Foguete Starship da SpaceX perde contato em teste e destroços iluminam o céu

Tecnologia

Novo lançamento da Apple custa mais de R$ 50 mil

Curiosidades

Pesquisa de brasileiros explica como sol pode afetar terremotos

Mundo

Cálculos elevam risco de impacto de 2,2 para 2,8%

Esporte

Incoerência: Casa de Neymar tem gramado sintético igual ao que ele crítica nos estádios

Inteligência Artificial

Inteligência Artificial

Tecnologia da OpenAI será usada pelo Guardian Media Group através de contrato inédito

Inteligência Artificial

DeepSeek e Baidu obrigam OpenAI a aumentar força na batalha das IAs

Inteligência Artificial

Donald Trump, presidente dos Estados Unidos, declarou na segunda-feira (27/1) que o lançamento de um chatbot pela empresa chinesa DeepSeek é um “chamado de...

Inteligência Artificial

O jornal Financial Times (FT) analisou como o laboratório de inteligência artificial DeepSeek, com sede na China, surpreendeu o mundo ao revelar toda a...

Inteligência Artificial

A empresa chinesa DeepSeek tem se tornado um dos nomes mais comentados no mercado de inteligência artificial (IA) global. Recentemente, seu aplicativo ultrapassou concorrentes...

Sair da versão mobile