Connect with us

Hi, what are you looking for?

Inteligência Artificial

Criador do ChatGPT quer aumentar tempo de vida dos humanos

Sam Altman, CEO da OpenAI, investiu em um projeto chamado “Retro Biosciences”

Sam Altman, criador do ChatGPT: inteligência artificial para aumentar longevidade
Sam Altman, criador do ChatGPT: inteligência artificial para aumentar longevidade (Divulgação)

O CEO da OpenAI e criador do ChatGPT, Sam Altman, não está apenas focado em negócios relacionados à inteligência artificial. Isto porque agora, ele está direcionando seus esforços para tentar reprogramar o corpo humano. Aliás, essa iniciativa já tem três anos de existência.

Foi em 2021 que Altman lançou uma empreitada paralela à presidência da OpenAI. Primeiramente ele investiu US$ 180 milhões na startup “Retro Biosciences“. De tal forma que tem o objetivo de adicionar 10 anos saudáveis ao final das vidas – uma visão que se alinha à perspectiva futurista do bilionário.

Posteriormente, para concretizar essa visão, Altman se uniu a Joe Betts-LaCroix, um cientista, biofísico e gênio da computação formado em Harvard, MIT e Caltech, conhecido por desenvolver o menor computador pessoal do mundo. Betts-LaCroix é um defensor de longa data da ciência rigorosa e da “biologia profunda” para a longevidade por meio de sua organização sem fins lucrativos, a Health Extension Foundation.

Criador do ChatGPT e dono da Retro Biosciences

A Retro Biosciences se caracteriza por ter um espírito típico do Vale do Silício. Sua sede é um escritório semelhante a um armazém, e seus laboratórios consistem em um conjunto de contêineres. A startup continua apostando em três técnicas anti-envelhecimento: autofagia, reprogramação celular e terapia plasmática.

A primeira técnica concentra-se na criação de uma pílula para reciclagem de células, com pesquisas que visam proporcionar uma solução “rápida” para o envelhecimento. A reprogramação celular, por sua vez, busca rejuvenescer células velhas usando quatro fatores “Yamanaka”. E a terapia plasmática, que muitos consideram a mais promissora, já mostrou melhorias em testes com camundongos e pode ter potencial para aplicação em humanos.

Jeff Bezos também quer investir no tema

Altman não é o único magnata da tecnologia investindo nesse campo. Jeff Bezos também injetou centenas de milhões de dólares na Altos Labs, uma empresa de biotecnologia em San Diego, considerada o laboratório de longevidade mais bem financiado do mercado. Ainda é cedo para dizer se a abordagem de Altman garantirá o desenvolvimento de um produto que prolongue a vida, mas se os cientistas conseguirem, os impactos no mundo dos negócios e na saúde podem ser significativos.

Written By

Bacharel em comunicação e há 20 anos atuando em portais de notícias como Folha, Estadão, Limão, Perfil. Falo sobre cinema, tecnologia e cultura pop, nas horas vagas torço pro São Paulo.

Últimas

Mundo

Foguete Starship da SpaceX perde contato em teste e destroços iluminam o céu

Tecnologia

Novo lançamento da Apple custa mais de R$ 50 mil

Curiosidades

Pesquisa de brasileiros explica como sol pode afetar terremotos

Mundo

Cálculos elevam risco de impacto de 2,2 para 2,8%

Esporte

Incoerência: Casa de Neymar tem gramado sintético igual ao que ele crítica nos estádios

Inteligência Artificial

Inteligência Artificial

Tecnologia da OpenAI será usada pelo Guardian Media Group através de contrato inédito

Inteligência Artificial

DeepSeek e Baidu obrigam OpenAI a aumentar força na batalha das IAs

Inteligência Artificial

Donald Trump, presidente dos Estados Unidos, declarou na segunda-feira (27/1) que o lançamento de um chatbot pela empresa chinesa DeepSeek é um “chamado de...

Inteligência Artificial

O jornal Financial Times (FT) analisou como o laboratório de inteligência artificial DeepSeek, com sede na China, surpreendeu o mundo ao revelar toda a...

Inteligência Artificial

A empresa chinesa DeepSeek tem se tornado um dos nomes mais comentados no mercado de inteligência artificial (IA) global. Recentemente, seu aplicativo ultrapassou concorrentes...

Sair da versão mobile