Connect with us

Hi, what are you looking for?

Atualidades

Novo eclipse acontece ainda em outubro; saiba detalhes

Brasil assistiu a eclipse solar no último sábado (14)

O surfista Ítalo Ferreira, em uma das fotos mais impressionantes do último eclipse solar
O surfista Ítalo Ferreira, em uma das fotos mais impressionantes do último eclipse solar (Divulgação)

Prepare-se para mais um espetáculo cósmico! Após o emocionante eclipse solar que pôde ser visto em todo o Brasil, o mês de outubro nos presenteia com outro fenômeno astronômico: um eclipse lunar parcial, marcado para o próximo dia 28.

Ítalo Ferreira posa para foto durante eclipse solar do último sábado – Foto: Instagram

De acordo com informações do renomado portal Time and Date, este evento celeste poderá ser observado, pelo menos em parte, em várias regiões do mundo, abrangendo a Europa, Ásia, Austrália, África, América do Norte, grande parte da América do Sul, Pacífico, Atlântico, Oceano Índico, Ártico e Antártica.

Eclipse lunar no Brasil

No Brasil, a maior parte do eclipse será visível durante a fase penumbral. Isso significa que as mudanças na coloração da Lua podem ser mais sutis e menos perceptíveis a olho nu. Entretanto, em algumas áreas do Nordeste, teremos a oportunidade de apreciar o fenômeno em sua fase parcial.

A astrônoma do Observatório Nacional, Josina Nascimento, nos ensina que a sombra da Terra se divide em duas partes: a umbra, que fica totalmente na escuridão, e a penumbra, que recebe a iluminação parcial do Sol, conforme informações do Observatório Astronômico da Universidade Federal de Santa Catarina.

Como acontece o eclipse lunar

Mas afinal, o que é um eclipse lunar parcial? Este fenômeno ocorre quando a Lua está na fase Cheia, e a Terra se posiciona entre a Lua e o Sol. No entanto, devido à natureza parcial desse eclipse, os três corpos celestes não se alinham perfeitamente.

É importante destacar que, embora dependamos da fase de Lua Cheia para a ocorrência do eclipse, nem todas as noites de Lua Cheia testemunham esse espetáculo, devido à inclinação da órbita da Lua ao redor da Terra.

O eclipse lunar parcial se desenrola em diversos estágios, de acordo com o Time and Date:

  1. Início do eclipse penumbral;
  2. Início do eclipse parcial;
  3. Eclipse máximo;
  4. Fim do eclipse parcial;
  5. Fim do eclipse penumbral.

O ápice do eclipse lunar parcial ocorre quando a umbra da Terra cobre a maior parte da Lua. No caso do evento marcado para o dia 28, cerca de 6% da superfície lunar será coberta pela umbra.

A duração total desse espetáculo celeste será de aproximadamente 4 horas e 25 minutos. Portanto, prepare-se para mais um espetáculo deslumbrante nos céus, onde a Lua e a Terra dançarão em perfeita harmonia, proporcionando um show inesquecível para todos os amantes da astronomia. Não perca essa oportunidade de testemunhar a beleza e a grandiosidade do universo!

Written By

Bacharel em comunicação e há 20 anos atuando em portais de notícias como Folha, Estadão, Limão, Perfil. Falo sobre cinema, tecnologia e cultura pop, nas horas vagas torço pro São Paulo.

Últimas

Mundo

Foguete Starship da SpaceX perde contato em teste e destroços iluminam o céu

Tecnologia

Novo lançamento da Apple custa mais de R$ 50 mil

Curiosidades

Pesquisa de brasileiros explica como sol pode afetar terremotos

Mundo

Cálculos elevam risco de impacto de 2,2 para 2,8%

Esporte

Incoerência: Casa de Neymar tem gramado sintético igual ao que ele crítica nos estádios

Inteligência Artificial

Inteligência Artificial

Tecnologia da OpenAI será usada pelo Guardian Media Group através de contrato inédito

Inteligência Artificial

DeepSeek e Baidu obrigam OpenAI a aumentar força na batalha das IAs

Inteligência Artificial

Donald Trump, presidente dos Estados Unidos, declarou na segunda-feira (27/1) que o lançamento de um chatbot pela empresa chinesa DeepSeek é um “chamado de...

Inteligência Artificial

O jornal Financial Times (FT) analisou como o laboratório de inteligência artificial DeepSeek, com sede na China, surpreendeu o mundo ao revelar toda a...

Inteligência Artificial

A empresa chinesa DeepSeek tem se tornado um dos nomes mais comentados no mercado de inteligência artificial (IA) global. Recentemente, seu aplicativo ultrapassou concorrentes...

Sair da versão mobile