na-real   / eleições municipais

Eleições 2020: tudo o que você precisa saber antes de votar pela primeira vez!

Votações para prefeito e vereador acontecem dia 15 de novembro

Amanda Oestreich Publicado quarta 14 outubro, 2020

Votações para prefeito e vereador acontecem dia 15 de novembro
Ilustração - Atrevida

No próximo mês de novembro, acontecem as eleições municipais, para eleger prefeitos e vereadores pelo Brasil inteiro! Desde a última votação, que aconteceu em 2016, o número de eleitores cresceu em mais de 3 milhões de pessoas!

Você está entre esses grupão de pessoas que vai votar pela primeira vez? Não tem problema, a Atrê te ajuda a tirar todas as dúvidas antes do grande dia. Vamos começar!

 

Quando acontecem as eleições municipais?

Eleições 2020

Neste ano, a votação para prefeitos e vereadores acontece dia 15 de novembro e com horário ampliado (como forma de evitar aglomerações): das 7h às 17h, em todo o Brasil. Entretanto, até às 10h, a preferência será para eleitores maiores de 60 anos.

 

Que documentos devo levar no dia da votação?

Eleições 2020

Para votar, você precisa estar com um documento com foto em mãos, como RG, CNH, se você for maior de idade, e até carteira de trabalho ou passaporte. 

Apesar de ser recomendado, não é obrigatório estar com seu título de eleitor na hora da votação. Mesmo assim, é importante anotar o número do seu título, que está disponível no site do TSE. Não conseguiu achar o seu título de eleitor? Não tem problema! Agora, você pode baixar o e-Título no seu celular (aplicativo disponível para iOS e Android). Caso, você tenha cadastrado sua biometria (sua digital), o documento virtual aparecerá com sua foto, dispensando a apresentação de documento com identificação, que a gente mencionou! Entretanto, se você não fez o cadastro, pode usar o app, mas terá que levar um documento com foto.

 

Como sei onde é o meu local de votação?

Eleições 2020

É bem simples! Você acessa o site do TSE e clica no “Local de votação”, que fica logo no fim da página. Com o número de seu CPF (ou o número do seu título), nome da mãe e sua data de nascimento, você consegue ter acesso a essa informação!

 

Posso levar meus amigos na urna para votarem comigo?

Eleições 2020

Nunca! Seu voto é sigiloso e, por isso, ninguém pode estar ao seu lado durante a votação, nem mesmo familiares. A única exceção é para portadores de deficiência, ou pessoas que têm mobilidade reduzida, que tem a opção de escolher uma pessoa em quem confiem para ajudá-los nesse momento.

 

E celular? Posso tirar uma selfie na urna?

Eleições 2020

De forma alguma! É proibido em lei o uso de celular, câmera fotográfica, filmadora ou qualquer instrumento que possa comprometer o sigilo do seu voto. Por isso, você também não pode usar seu celular para levar uma “colinha” do número dos candidatos em quem você quer votar. Use um papelzinho qualquer, mas nunca o celular, porque ele fica com o mesário na hora da votação.

 

Que look eu posso usar na hora de votar?

Eleições 2020

O que você quiser! Se preferir, pode até usar uma camiseta com seu candidato preferido. Essa nova regra foi aprovada na última sexta-feira (5), permitindo o uso desse tipo de camiseta na hora da votação. Entretanto, a lei proíbe aglomeração de pessoas com roupas padronizadas, bandeiras, broches ou adesivos (basicamente, qualquer coisa que possa caracterizar uma manifestação coletiva).

 

Devo usar máscara? Quais são as medidas de proteção contra o coronavírus?

Eleições 2020

O uso de máscara é obrigatório e indispensável para votar, este ano. Sem ela, você não pode votar. Além disso, apenas caso seja necessário, o mesário — que estará vestindo máscara e um face shield de acetato — poderá pedir que você se afaste dele e abaixe a máscara, para conferir a foto no documento com foto (lembra dele?).

Por conta da pandemia, este ano, não será permitido comer ou beber na fila de espera para a votação. Essa medida foi acordada para evitar que as pessoas tirem a máscara.  Além disso, em todas as seções, será distribuído álcool em gel para você poder limpar a mão antes e depois de votar (é melhor nem sabem a quantidade de mãos que vão passar pela urna eletrônica em que você vai votar!).

O TSE também recomenda levar sua própria caneta para assinar sua presença no caderno de votação.

 

Como decidir em quem eu voto?

Eleições 2020

Antes do dia 15 faça muita pesquisa! Comece entendendo quais são os principais projetos de cada político de sua cidade e se você tem algum interesse em comum com eles. Sempre cheque mais de uma fonte, para não correr o risco de você ser influenciado por uma fake news. Faça o mesmo com vereadores (busque saber quais seu prefeito está apoiando em sua campanha).

Por fim, quando chegar em uma conclusão, anote os números em uma folhinha — como nós falamos: nunca em seu celular, porque ele não poderá entrar junto com você. Assim, você saberá exatamente que número apertar na urna eletrônica! É isso que chamamos de “colinha”.

 

Como eu voto em uma urna eletrônica?

Eleições 2020

É só seguir as indicações que vão aparecer na tela da urna no dia. Primeiro, eles vão indicar para que você vote no vereador, que possuem cinco números. Depois você apertará os dois números correspondentes ao seu prefeito.

Nos dois casos, depois de você informar o número de seus candidatos, caso a informação apareça correta (com o nome e a foto do político correspondente a seu voto) você aperta a tecla verde “CONFIRMAR”. Caso as informações estejam erradas, ou a foto dele não apareça, você deverá apertar o botão “CORRIGE” e digitar os números novamente.

Caso você não se sinta confiante em nenhum candidato, você tem a opção de votar nulo ou em branco. Para votar em branco, você aperta a tecla “BRANCO” e confirma a sua decisão. Para anular seu voto, você apenas digita números que não correspondem com nenhum candidato e aperta “CONFIRMAR”. Mesmo essas sendo opções válidas, é muito importante escolher um político em quem você acredita e confia para votar.

 

E se eu não conseguir votar no dia?

Eleições 2020

Se você for maior de idade, precisará justificar sua ausência! Esse ano, por conta da pandemia, a justificativa será feita pelo e-Título. Fique atento às datas: no caso do primeiro turno, deverá ser feito até 14 de janeiro, no segundo turno, a justificativa acontece até dia 28 de janeiro. Caso você não tenha acesso a um smartphone ou computador, você tem até 60 dias para comparecer a uma seção eleitoral.

Se não houver justificativa até os dias estipulados, você será multado em um valor que será decidido pelo juiz eleitoral.

 

Agora que já esclarecemos todas as dúvidas, é só esperar até dia 15 de novembro para participar das eleições municipais!

Último acesso: 01 Nov 2020 - 01:33:05 (1043946).