Verão: Aprenda a domar o ressecamento e o frizz dos cabelos nessa estação!

Altas temperaturas e umidade levam ao aparecimento de fios arrepiados

Publicado quinta 18 fevereiro, 2021

Altas temperaturas e umidade levam ao aparecimento de fios arrepiados
Cabelo - Reprodução/Unsplash

Com as altas temperaturas, todos querem aproveitar para curtir a piscina ou a praia, que, mesmo em tempos de pandemia, estão sendo super frequentados para amenizar o calor. Com isso, a consequência é o ressecamento, perda do brilho e o aparecimento do famoso frizz — os fiozinhos arrepiados que se destacam dos demais, estragando qualquer penteado.

Segundo o cabeleireiro João Guilherme de Oliveira, do salão Hermas Beleza de Campinas, o grande segredo é a proteção. “A exposição ao sol resseca as fibras e diminui a proteção natural. A dica é sempre usar produtos que tenham proteção solar e, para aumentar ainda mais a proteção, incluir leave-ins e finalizadores, além de shampoos mais hidratantes”, diz o expert.

+++LEIA MAIS: Proteção e tratamento intensivo: 6 máscaras capilares para nutrir os fios profundamente

Para o profissional, outro fator que pode agravar o ressecamento são os procedimentos químicos. “Nesses casos, um bom corte irá ajudar a recuperar o aspecto saudável dos fios”, diz. E, para adicionar um brilho a mais às madeixas, um jato de água fria ao final da lavagem ajuda muito. “É uma grande aliada contra o frizz, pois fecha as cutículas do cabelo e mantém a hidratação por mais tempo, proporcionando bastante brilho e diminuindo o eriçado”, assegura.

Outro fator que pode ocasionar o ressecamento é o suor. “Mas é possível manter a saúde e a beleza sem sustos, mesmo em situações extremas, bastando envolver os fios com proteção e usar chapéus para assegurar que o sol não incida diretamente”, assegura o profissional. 

+++LEIA MAIS: Cabelo com lace requer cuidados especiais; confira as principais dicas sobre o uso!

Com tudo isso, pode-se e deve-se aproveitar o verão, mas é aconselhável proteger o cabelo para evitar que a água salgada ou clorada seja absorvida pelos fios e possam causar possíveis danos às madeixas.

Último acesso: 25 Feb 2021 - 22:30:58 (1046670).