beleza   / SAÚDE E BEM ESTAR

Valentina Oliveira dá dicas de uma vida mais saudável em meio à correria

Destaque no elenco de "Aventuras de Poliana" como Letícia, Valentina ressalta a importância da boa alimentação e conta um pouco de sua rotina; confira!

Publicado sexta 16 outubro, 2020

Destaque no elenco de
Valentina Oliveira - Divulgação Assessoria de Imprensa

Na passagem para a adolescência, os jovens começam a comer mais vezes fora de casa, e pouco se preocupam com a prática de exercícios físicos. Muitas vezes esquecem que bons hábitos alimentares precisam ser mantidos para uma melhor disposição.

Em meio a aulas, cursos, investimentos na futura carreira profissional e tanta tecnologia, a atriz e dubladora, Valentina Oliveira, de apenas 13 anos, reforça o importante tema, às vezes pouco discorrido, sobre a boa alimentação e a importância dos exercícios para crianças e pré-adolescentes.

Destaque no elenco de "Aventuras de Poliana" como Letícia, Valentina tem uma rotina corrida onde mantem seus estudos regulares. Aprendeu falar Alemão e Inglês, e agora estuda Espanhol. Conta com o curso de atuação, e as aulas de canto e música, além é claro de seu treino de funcional fight. Ufaaaaa, é muita coisa. E como fazer para se manter saudável em tão pouco tempo? Tina responde algumas perguntas e revela seus segredos, confira:

Como você faz para manter uma alimentação saudável com uma rotina tão agitada? 

Na minha casa sempre comemos de forma saudável, mas recentemente  eu comecei a fazer uma dieta específica com a minha nutricionista a Dra Julianne Ruiz. Nós usamos um aplicativo onde ela anota o que eu tenho que comer em cada refeição, sempre com os nutrientes balanceados e adequados a minha rotina 

O que não pode faltar em seu cardápio? 

Com certeza não podem faltar frutas, como morango e kiwi, muita água e também proteínas.

Ter bons hábitos alimentares, te ajuda no rendimento escolar e físico? 

Sim, a alimentação saudável ajuda tanto na saúde como também na disposição e foco durante o dia. O corpo saudável e uma consequência disso tudo.  

Em um mundo de tanta visibilidade corporal, acha que exista um "padrão de beleza" que deva ser seguido? 

Eu acho que nós não temos que seguir um padrão, cada um tem que se sentir bem com o seu próprio corpo, mas sempre com saúde, procurando melhorar. 

Você está passando pela transição da pré-adolescência a adolescência, tem medo das mudanças em você pelo caminho? O que diria para meninas que estão passando pelo mesmo? 

Eu estou vivendo a adolescência então é claro que vejo meu corpo mudar e as vezes procuro saber mais para entender isso tudo. Acho que o melhor conselho que eu poderia dar para as minhas amigas é cuidarem da saúde, dormindo as horas suficientes e mantendo hábitos saudáveis. Além da dieta e exercícios, é fundamental cuidar da mente. Faço terapia e leio bastante. Restringi também o uso de eletrônicos e introduzi a meditação na minha rotina... isso tem me ajudado muito. 
A adolescência é uma fase difícil mas transitória. 

Como você vê o papel dos pais em um período como este? 

Acho que os pais tem que nos dar apoio psicológico e também nos estimular a seguir uma alimentação correta. Moro com minha mãe e há alguns anos na minha casa deixamos de comer alimentos com muito sal e também não consumimos refrigerantes, nem frituras, nem açúcar e arroz branco. Minha mãe faz exercícios físicos e me apresentou ao funcional fight, modalidade que ela pratica. Hoje treinamos juntas. Me sinto motivada. 

Ter amigas para compartilhar as experiências facilita o processo?

Sim, eu tenho algumas amigas que também estão começando a se alimentar bem. Nós costumamos mandar fotos umas ás outras do que nós vamos comer! Rs 

Com tantas fontes de informações disponíveis, como faz para sempre estar antenada nas boas dicas de saúde e bem estar? 

Eu ouço os conselhos de pessoas que confio, porquê na internet tem muita dieta mirabolante .. rs 
Não devemos fazer tudo que ensinam por lá. Antes de qualquer mudança na alimentação temos que procurar auxílio de especialistas. Não vale a pena emagrecer de maneira errada e ficar doente. 

Você prática algum esporte? Se sim, qual?

Sim, além de funcional fight (uma mistura de exercícios funcionais e luta) eu também faço vôlei.
Como sou atriz de musicais, estou sempre fazendo alguma dança. Quando estou em cartaz tenho uma dieta específica, com mais nutrientes, para aguentar o tranco rs

Último acesso: 30 Oct 2020 - 20:07:14 (1043986).