Conheça seu cabelo: identifique qual o tipo do seu fio

Descubra como identificar seu tipo de fio e o cuidado que cada um exige!

Gabriela Zavagli Publicado segunda 5 outubro, 2020

Descubra como identificar seu tipo de fio e o cuidado que cada um exige!
Tipo de fio - Pixabay

Os tipos capilares são os tipos de curvatura que cada fio tem. Eles são divididos em várias famílias, e, para ajudar você nessa missão de identificar qual o seu tipo de cabelo, explicamos direitinho como é cada um deles e quais as diferenças na hora de cuidar de cada um!

Os fios, além de serem divididos entre famílias, também existe a divisão entre A, B ou C, que são características dentro de cada família – uma graduação de textura, sendo ela mais definida ou não. Para facilitar, vamos explicar direitinho uma família de cada vez, assim você consegue identificar a sua!

Família do Tipo 1 (A, B, C)
São os fios lisos naturais e sem nenhum tipo de onda, sejam fios finos ou grossos. Esse tipo de cabelo merece uma atenção especial já que pode ocorrer uma oleosidade excessiva no couro cabeludo e extensão dos fios, justamente por serem bem lisos. Se esse for o caso dos seus fios, aposte em produtos que reduzem a oleosidade!

Família do Tipo 2 (A, B, C)
É conhecida como a família dos ondulados. São os cabelos que contém uma ondulação natural, mas ainda são levemente lisos. Por terem essas ondas, a oleosidade natural não percorre tanto os fios, então geralmente são cabelos mais oleosos na raiz e secos nas pontas. Aqui, você pode usar produtinhos que reduzem a oleosidade e que hidratem bastante as pontas.

Família do Tipo 3 (A, B, C)
É a família dos cacheados ou cachos definidos. Esse tipo de curvatura é bem complicada na hora da finalização, já que o excesso de produto pode deixar os fios pesados e sem volume e pouco produto pode deixar aquele frizz chato. Para acertar em cheio no produtinho, identifique se seus fios são mais finos, pois aí pedem por produtos mais leves e que não contenham muitos ativos hidratantes. Você também pode apostar em ativadores de cachos em forma de gel, pois você terá uma excelente definição e ainda manterá o sue volume intacto. Agora, se os seu fio for mais grosso, quase na família 4, você pode apostar em produtos a base de óleo de coco.

Família do Tipo 4 (A, B, C)
São os crespos. Esse tipo de cabelo geralmente é bem fino e ressecado devido a sua maior curvatura, pois a oleosidade natural dos fios não percorre todo o cacho. Para conseguir repor essa hidratação, você pode (e deve!) apostar em produtos que contenham mais óleos, shampoos livres de sulfato e parabenos e máscaras a base de óleos.

Quem deus as dicas: Michael Ribeiro, Visagista do Homa Eilte Salon

 

Último acesso: 01 Nov 2020 - 01:16:19 (10250).