A Rede Bahia, principal grupo de comunicação do estado e um dos maiores das regiões Norte e Nordeste do país, anunciou seu plano de sucessão de lideranças. De tal forma que o plano abrange o Conselho de Administração e a direção executiva. Então, após 10 anos como presidente do Conselho, Antônio Carlos Magalhães Jr. será sucedido por Paulo Cesena, atual diretor-presidente da rede. Para ocupar seu lugar, foi escolhido Rogério Bruxellas, diretor executivo de negócios, que assumirá a função a partir de abril.
Depois de apresentar um robusto crescimento de audiência em 2022, que resultou em excelentes resultados financeiros e de vendas, a Rede Bahia segue seu planejamento. Logo, buscando constante evolução e profissionalização de sua gestão. Assim, este movimento de sucessão tem o objetivo de reforçar ainda mais o papel do Conselho de Administração na governança corporativa do grupo. Além disso, atua constantemente na evolução constante do seu modelo de gestão.
Rede Bahia – mudanças
ACM Jr. é acionista da Rede Bahia e atuou como diretor-presidente entre 1993 e 2012, quando passou a exercer a presidência do Conselho de Administração. Durante o seu mandato, liderou importantes transformações no grupo e foi responsável pela implementação de um modelo de gestão profissional e de governança corporativa. De tal forma que garantiu à empresa a construção de resultados consistentes ao longo do tempo.
Paulo Cesena é o diretor-presidente da Rede Bahia há três anos e liderou o processo de renovação exitoso, resultando em um crescimento consistente de receitas, audiência e resultados econômicos, além do desenvolvimento e investimento em novos negócios sinérgicos ao segmento de mídia.
Já Rogério Bruxellas vem liderando com êxito o setor de negócios da Rede Bahia, que abrange as áreas comercial, de marketing, afiliadas, rádios e digital. Com passagens pelo Magazine Luiza, Grupo St. Marche, EMS Farmacêutica, entre outras, Bruxellas entrou para o time da Rede Bahia há 18 meses e trouxe a visão de quem liderou a compra de projetos de mídia por muito tempo.
“O mercado não é mais o mesmo, e as soluções de mídia têm que acompanhar este desenvolvimento. Estamos oferecendo cada vez mais projetos personalizados aos nossos anunciantes e às suas agências, de forma a agregar valor à narrativa e ao posicionamento das marcas”, ressalta Bruxellas.
Rede Bahia – um celeiro produtivo para as marcas
Segundo o novo diretor-presidente do grupo, a Bahia é um celeiro de boas histórias. Além disso, oferece a oportunidade para que as marcas transformem retórica em realidade em diversos territórios de conteúdo.
“Música, cultura, pretitude, LGBTQIA+, turismo, agronegócio, entre outros. Temos o maior carnaval do mundo e a segunda maior feira do agronegócio do Brasil. Além disso, aqui acontecem vários dos maiores festivais de música e entretenimento do Brasil. Isso sem falar na questão local, cada vez mais importante para gerar engajamento e proximidade para as marcas. A Rede Bahia é a maior produtora de conteúdo local entre todas as afiliadas Globo do Brasil, e tivemos nosso programa Conversa Preta premiado, por dois anos consecutivos, como o melhor programa local do Brasil. Neste contexto, cada vez mais a Rede Bahia se apresenta como uma one stop shop de soluções para marcas de todo o Brasil”, complementa.
Para Bruxellas, o desafio é manter o grupo na vanguarda. Isto porque seja tecnológica, de conteúdo e negócios, cada área tem que oferecer o que há de melhor para conectar pessoas e marcas.
“Fechamos o ano com a 4ª maior audiência Globo entre todas as afiliadas, o maior crescimento de audiência no meio rádio e com edições históricas dos nossos festivais de música. Meu desafio pessoal é dar continuidade ao trabalho fantástico realizado por Cesena e levar a Rede Bahia cada vez mais longe”, finaliza.
A Rede Bahia é composta por seis afiliadas da Rede Globo, sendo a única emissora a cobrir 100% do território baiano, com produção de conteúdo e jornalismo local em todas as suas operações. Além disso, conta com quatro emissoras de rádio que, juntas, oferecem o maior potencial de cobertura e alcance neste meio na Bahia. Já no digital, o grupo possui três operações, sendo o G1 Bahia, o GE Bahia e o iBahia, que, somados, têm a maior audiência entre todos os publishers de conteúdo do estado. Ainda integra o grupo a Bahia Eventos, empresa de live marketing responsável pela realização dos dois maiores festivais de música da Bahia: o Festival de Verão de Salvador e o Festival de Inverno da Bahia, que acontece em Vitória da Conquista.
